Toda noite, uma em cada três pessoas enfrenta problemas para dormir. Acredita-se que a falta de sono prejudique a saúde mental porque não permite que o cérebro processe as novas memórias adquiridas e organize as mais antigas, o que pode colocar a pessoa em um ciclo vicioso de pensamentos negativos e repetitivos.
Segundo um novo estudo, a insônia não é somente um sintoma em pessoas com problemas de saúde mental, mas também um possível fator que pode contribuir para o surgimento desses problemas. Nesse estudo, cerca de 3.890 pessoas que enfrentavam problemas para dormir foram divididas em dois grupos. O primeiro, depois de passar pela terapia cognitivo-comportamental, que visa reduzir fatores comportamentais que levam à insônia, apresentou 20% menos risco de sofrer de ansiedade e depressão, além de noites de sono 50% melhores, em relação ao outro grupo que não recebeu nenhum tipo de tratamento.
Além disso, a pesquisa também revelou que a falta de sono, além de propiciar conflitos no relacionamento, também prejudica a saúde ao aumentar os níveis de proteínas inflamatórias no sangue após as brigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário